Leopoldo Azollin, Marcelo Galle
Tema: Como o jovem percebe o processo de escolha profissional?
Foco: Obter um espaço onde estudantes do 3° ano do colégio da Uri, pudessem se posicionar sobre uma escolha profissional, discutindo seus anseios e perspectivas referentes a suas avaliações e escolhas a profissões preteridas a se fazer. Tivemos como premissa básica a idéia de construir a autonomia desse processo de opção no que se refere ao vestibular, tentando explorar as pressões que sofrem sobre este quesito.
Metas: Permitir a construção de um espaço aonde eles pudessem falar e discutir, a tensão que ocorre com a maioria dos jovens quando se tem que escolher sobre que profissão seguir;
Tentativa de fazer com que eles jovens sintam- se mais ativos referentes ao exercício de pensar qual carreira profissional seguirem;
Possibilitar discussões em grupo, com intuito de eles compartilharem entre si as dificuldades que estão enfrentando com esta problemática, trabalhando o vinculo, por passarem por pressões parecidas, como a família e a própria instituição de ensino;
Metodologia: Através de entrevistas individuais, grupo, dinâmicas. A duração do grupo tinha entre 1h e 01h30min, os encontros eram realizados na própria escola onde os alunos estudavam durante um mês e meio. Utilizamos do teste de orientação vocacional LIPP. Levantamento de interesse profissional.
Justificativa: Se fez importante realizar este trabalho, pelo fato de que as angustias de se fazer o vestibular e o que fazer, são vivencias que uma camada bem considerável de jovens hoje atravessa. Pressões que o meio social, a família e as instituições cobram. Também pelo fato de termos vivenciados quando adolescentes dificuldades no momento de escolha profissional, sendo necessária a cooperação externa para o amadurecimento da questão.
1- encontro: realizamos entrevistas individuais, onde falamos sobre a idéia de se formar um grupo para discutirmos com eles as questões referentes ao vestibular e outras demandas que poderiam surgir, obtendo também um primeiro contato;
2- encontro: reforça mento da idéia do grupo e aplicação de duas dinâmicas;
3- encontro: tentativa de poder discutir quais as dificuldades e tensões que cada estudante enfrenta em relação ao vestibular, utilizamos outra dinâmica;
4- encontro: aplicação de teste vocacional LIPP;
5- encontro: devoluções do teste vocacionais, e fechamento do grupo.
Tabela de Honorários Projeto Social
Assessoria em psicologia
Consultoria empresarial
Limite inferior/hora 110,76
Limite média/hora 228,52
Superior/hora 256,57
Orçamento do Projeto Social
Profissionais | Horas/planejamento/campo | Custos estadia/alimentação/deslocamento/material |
2 | 2x6 = 12 horas | 160,00 + 200,00 + 20,00 + 20,00 = 400,00 |
Total | 12 x 111,00 = 1332,00 + 400,00 = | 1732,00 |
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